“Os Voluntários não têm necessariamente tempo, mas têm o coração."

Elizabeth Andrew

SER VOLUNTÁRIO

Para seres voluntário no Just a Change só precisas de ter mais de 18 anos, vontade de ajudar e espírito de serviço e partilha! 

​Há muitas formas de ajudar o Just a Change, todas elas importantes. Mas ser voluntário é uma experiência inesquecível, onde crias relações com outras pessoas que estão a trabalhar contigo para criarem, juntos, um mundo melhor.

os nossos programas

Desenvolvemos vários programas de intervenção que permitem que atuemos em diversos contextos em paralelo, potenciando assim o impacto social e a coesão social nas comunidades locais.

Camp In

Campos de férias durante os meses de verão onde reabilitamos casas de forma intensiva ao longo de 13 dias, em várias zonas rurais de Portugal. O alojamento, alimentação e material de proteção são providenciados pelo Just a Change. 

turn up

No Turn Up trabalhar em Lisboa ou no Porto, em turnos de 4h quinzenais, numa equipa com mais 4 voluntários acompanhados por um coordenador e um técnico de obra 

keep up

No Keep Up comprometes-te a participar na reabilitação de uma casa ao longo de uma ou mais semanas, de forma intensiva, em Lisboa e no Porto. Geralmente, o programa Keep Up coincide com as férias lectivas (verão, Natal, Páscoa)

De momento, todas as inscrições estão fechadas, e face à pandemia COVID-19 não temos datas determinadas para o recomeço das operações. Fica atento às nossas redes sociais para não perderes as novidades!

manifesto

dos voluntários

1. O BENEFICIÁRIO

O beneficiário é a razão de estares aqui. Queremos reconstruir a sua vida e trazer-lhe alegria, esperança e caridade. A obra é só um meio para o fazer. Não podes julgar o beneficiário nem a sua casa, pelas suas ações, palavras, aparência, posses ou limpeza. 

Tens que ser paciente e atencioso! Não conheces a sua história.

Entre o beneficiário e a obra, a escolha é sempre o primeiro.

2. O compromisso

Comprometeres-te com o Just a Change significa lembrares-te que há pessoas que dependem de ti: a equipa, o beneficiário e todos os outros envolvidos no projeto. Todas as horas são essenciais e sempre que falhas há trabalho que fica por fazer, a obra atrasa e, acima de tudo, o beneficiário fica prejudicado.

3. a alegria

O mais simples gesto pode mudar a vida de alguém.

Ao chegares a casa com alegria, aumentas a alegria dos outros. Podes não ser a alma da festa, mas um “como foi o seu dia”, ou um simples sorriso a um beneficiário pode fazer a diferença. Não te preocupes se deres toda a alegria que tens em ti, vais recebê-la de volta.... E ainda vai sobrar.

A alegria é uma responsabilidade.

4. a obra

Cuida da obra, segue as pessoas que estão lá para te ajudar e mantém-te seguro.

5. a camisola

Veste a camisola, transformando pequenas tarefas em grandes ações.

Faz dela um símbolo de união e transmite-a de casa em casa.

Vamos a isso... PELO JUST! 

 

6. o serviço

Nem sempre é fácil, ultrapassa-te, não estás aqui por ti mas para servir os outros.

Faz o bem, bem feito.

7. o respeito

O respeito é universal. É como o chão de uma casa que deve ser sólido. É um dos pilares de uma equipa que nesta base se ergue. O respeito dará força ao para que, juntos, construam um novo teto ao beneficiário. Nunca te esqueças, mais do que de forma hierárquica, o respeito deve ser mútuo.

Resumidamente, ser voluntário no Just a Change é...

Fazer amigos para a vida

Dar de volta à comunidade

Partilhar umas minis no fim do dia

Ter uma t-shirt da moda

Thyago
Brasil
Alison
EUA
Syndy
Portugal