voluntarios alegria amizade.jpg

“Os Voluntários não têm necessariamente tempo, mas têm o coração."

Elizabeth Andrew

inscrições 2021

SER VOLUNTÁRIO

Para seres voluntário no Just a Change só precisas de ter mais de 18 anos, vontade de ajudar e espírito de serviço e partilha! 

​Há muitas formas de ajudar o Just a Change, todas elas importantes. Mas ser voluntário é uma experiência inesquecível, onde crias relações com outras pessoas que estão a trabalhar contigo para criarem, juntos, um mundo melhor.

WhatsApp Image 2020-04-07 at 11.01.27.jp

os nossos programas

Desenvolvemos vários programas de intervenção que permitem que atuemos em diversos contextos em paralelo, potenciando assim o impacto social e a coesão social nas comunidades locais.

Camp_In_Just_a_Change_Reabilitamos_Casas

Camp In

Campos de férias durante os meses de verão onde reabilitamos casas de forma intensiva ao longo de 13 dias, em várias zonas rurais de Portugal. O alojamento, alimentação e material de proteção são providenciados pelo Just a Change. 

Keep_Up_Just_a_Change_Reabilitamos_Casas

keep up

No Keep Up comprometes-te a participar na reabilitação de uma casa ao longo de uma ou mais semanas, de forma intensiva, em Lisboa e no Porto. Geralmente, o programa Keep Up coincide com as férias lectivas (verão, Natal, Páscoa)

WhatsApp Image 2018-12-03 at 09.58.03_ed

manifesto

dos voluntários

1. O BENEFICIÁRIO

O beneficiário é a razão de estares aqui. Queremos reconstruir a sua vida e trazer-lhe alegria, esperança e caridade. A obra é só um meio para o fazer. Não podes julgar o beneficiário nem a sua casa, pelas suas ações, palavras, aparência, posses ou limpeza. 

Tens que ser paciente e atencioso! Não conheces a sua história.

Entre o beneficiário e a obra, a escolha é sempre o primeiro.

2. O compromisso

Comprometeres-te com o Just a Change significa lembrares-te que há pessoas que dependem de ti: a equipa, o beneficiário e todos os outros envolvidos no projeto. Todas as horas são essenciais e sempre que falhas há trabalho que fica por fazer, a obra atrasa e, acima de tudo, o beneficiário fica prejudicado.

3. a alegria

O mais simples gesto pode mudar a vida de alguém.

Ao chegares a casa com alegria, aumentas a alegria dos outros. Podes não ser a alma da festa, mas um “como foi o seu dia”, ou um simples sorriso a um beneficiário pode fazer a diferença. Não te preocupes se deres toda a alegria que tens em ti, vais recebê-la de volta.... E ainda vai sobrar.

A alegria é uma responsabilidade.

4. a obra

Cuida da obra, segue as pessoas que estão lá para te ajudar e mantém-te seguro.

5. a camisola

Veste a camisola, transformando pequenas tarefas em grandes ações.

Faz dela um símbolo de união e transmite-a de casa em casa.

Vamos a isso... PELO JUST! 

 

6. o serviço

Nem sempre é fácil, ultrapassa-te, não estás aqui por ti mas para servir os outros.

Faz o bem, bem feito.

7. o respeito

O respeito é universal. É como o chão de uma casa que deve ser sólido. É um dos pilares de uma equipa que nesta base se ergue. O respeito dará força ao para que, juntos, construam um novo teto ao beneficiário. Nunca te esqueças, mais do que de forma hierárquica, o respeito deve ser mútuo.

DSC_3801_edited.jpg

Resumidamente, ser voluntário no Just a Change é...

Fazer amigos para a vida

Dar de volta à comunidade

Partilhar umas minis no fim do dia

Ter uma t-shirt da moda

"Ser voluntário pelo Just mostrou-me um lado do Porto que nem sempre está visível. Fico muito feliz pela oportunidade de poder ajudar a melhorar as condições das habitações de pessoas que tanto precisam."

Thyago
Brasil

"Muito obrigada pela calorosa receção e paciência. Diverti-me muito a trabalhar convosco. A bondade e gentileza que encontrei ao visitar Lisboa foram inigualáveis comparado com qualquer outro lugar do mundo que já visitei."

Alison
EUA

"Para mim o Just a Change é uma forma de levarmos alegria às pessoas ajudando-as a ter um lar com melhores condições."

Syndy
Portugal